Scroll Top
Blog
Ajudamos marcas a destacarem-se com soluções criativas e impactantes que impulsionam o crescimento, reconhecimento e sucesso do seu negócio.

5 Sinais de que é Hora de Repensar a sua Marca

Alterar a identidade da sua marca irá, sem dúvida, ter um efeito em todos os aspetos da sua empresa.

A sua marca é a essência do seu negócio: uma combinação dos valores, ideais, características e personalidades da sua empresa, condensados num conjunto de padrões bem identificáveis. No entanto, mesmo as marcas mais apreciadas podem atravessar crises; podem sucumbir à inevitabilidade do envelhecimento, ou deixar de cumprir as expectativas da audiência como faziam antes.

Nestas situações, pode ser uma boa ideia “reinventar a marca”, criando um novo conceito ou modernizando o antigo. Contudo, reinventar a marca no momento errado pode comprometer seriamente a sua imagem.

Então, como pode determinar quando é o momento certo para reinventar a sua marca?

Não deve reinventar a sua marca sem ponderar bem.

Reinventar a marca não é uma estratégia que se deve adotar só porque “parece uma boa ideia” ou por impulso. A sua marca é a base de todas as suas outras estratégias de marketing e mensagens, por isso, alterá-la vai, literalmente, afetar tudo o resto na sua empresa. Este é um nível de impacto com que não se deve brincar. Além disso, um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma marca é a consistência; se alterar a marca demasiado rápido ou num momento inapropriado, pode afetar a fidelidade dos seus clientes à sua marca.

...Não deve reinventar a sua marca sem ponderar bem.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adi pisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisiut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa.

Então, quando é o momento certo para reinventar a marca?

Aqui estão cinco indicadores:

1. A sua imagem antiga está desatualizada.

Em primeiro lugar, pode necessitar de reinventar a marca simplesmente porque a sua imagem antiga está obsoleta. As tendências de design mudam rapidamente e, no espaço de uma ou duas décadas, as fontes, cores e formas que pareciam atraentes na época podem passar a ser vistas como algo nostálgico nos tempos modernos. Nestes casos, a maior parte da marca poderá permanecer intacta; no entanto, pode necessitar de atualizar algumas características, redesenhando o seu logotipo, atualizando a voz da sua marca e adaptando essa voz aos gostos atuais.

2. Está a direcionar-se para um novo público.

Uma marca eficaz é aquela que é especificamente criada para um público-alvo; é isso que torna uma marca relevante e conetável. Se decidir que a sua empresa irá direcionar-se para um novo público, a sua marca também terá de evoluir nesse sentido. Uma marca que agrada a mulheres de meia-idade não será atrativa para adolescentes. Irá precisar de redimensionar a sua imagem para se manter atual.

3. Um novo concorrente está a captar o seu mercado.

A reinvenção da marca pode também ser uma jogada defensiva para proteger o seu negócio contra a emergência de um novo concorrente. Por exemplo, se uma nova empresa surgir no mercado e for muito similar à sua, os utilizadores podem ficar confusos sobre qual escolher. Poderá destacar-se do grupo, diferenciando a sua marca com novos e mais atrativos padrões.

4. A sua missão ou valores mudaram.

A sua missão e os seus valores devem orientar como a sua marca se desenvolve. Se estes mudarem, a sua marca deverá acompanhar essa mudança. Por exemplo, se a sua empresa decidir começar a oferecer mais opções ecológicas e a minimizar o seu impacto no ambiente, poderá optar por um logotipo mais elegante e uma voz mais próxima da natureza.

5. A construção da sua marca original foi mal executada.

Claramente, também é possível que a construção da sua marca tenha sido feita de forma deficiente e apressada, devido a uma agência sem muita atenção ao detalhe ou a um membro inexperiente da sua equipa. Se a construção da sua marca foi originalmente “executada de forma deficiente”, poderá precisar de reinventar a marca para poder começar de novo na identidade da sua empresa.