13-10-2021
Lígia Pinto
E para 2022? Já tem orçamento?
É uma boa prática para qualquer negócio, definir para cada ano o que se vai investir/gastar nas diferentes áreas do negócio. O que queremos abordar aqui é a elaboração de um orçamento para publicidade.
Já alguma vez pensou em definir com antecedência as atividades que vai fazer para promover o seu negócio e quanto espera gastar com isso?
Não importa o tamanho da sua empresa, o que importa é estipular o montante que quer reservar para promoção. Quer sejam 50 € ou 5 milhões, o que importa é definir o que fazer com esse orçamento.
A promoção do seu negócio pode, e deve, ser feita de diversas formas. Eis alguns exemplos:
Fazer o mesmo de sempre e esperar resultados diferentes é, sejamos sinceros, loucura!
Por isso, devemos aproveitar o tempo em que planeamos um orçamento de publicidade para pensar em estratégias diferentes e que nos dão destaque relativamente à nossa concorrência. Tantas vezes acontece que entre um monte de ideias “irrealistas” acaba por surgir uma com resultados incríveis e inesperados (conforme tão bem demonstra Rory Sutherland no seu livro “Alquimia – O Poder Surpreendente das Ideias Absurdas” - que vivamente recomendamos!)
Esta “ferramenta” trará várias vantagens:
1. Aprendizagem
Vai ganhar o hábito de analisar aquilo que fez anteriormente e optar pelas atividades trouxeram mais retorno e assim melhorar e aperfeiçoar este hábito ano após ano. Vai permitir-lhe tomar melhores decisões e consequentemente melhorar o retorno do seu negócio.
3. Foco
4. Preparação
Este orçamento de promoção / publicidade, também pode englobar, por exemplo, melhorias a um trabalho já feito anteriormente. Por exemplo, pode ser considerada a decoração de viaturas que ainda não tenham a imagem atual da empresa ou a decoração de montras com um visual mais apelativo e impactante.
Basta uma montra com vinil debotado e a imagem que comunica é de declínio do negócio. Ou um site desatualizado e com uma imagem antiquada também não transmite confiança. Já para não falar em embalagens, causam a primeira impressão no cliente e já sabemos o que acontece se essa impressão for fraca…
Muitas vezes, a atenção dos clientes é ativada pela simples curiosidade da novidade. E se uma loja ou um escritório forem renovados, muitas vezes isso é o suficiente para os levar a visitar o espaço (físico ou digital) e quem sabe, converterem essa visita em negócio.
Portanto, no mínimo, deverá ter em conta uma renovação ou upgrade da imagem do seu negócio quando se sentar para delinear onde e quanto quer gastar no próximo ano na promoção do seu negócio.
Pela saúde do seu negócio: promova-o!!
Já alguma vez pensou em definir com antecedência as atividades que vai fazer para promover o seu negócio e quanto espera gastar com isso?
Não importa o tamanho da sua empresa, o que importa é estipular o montante que quer reservar para promoção. Quer sejam 50 € ou 5 milhões, o que importa é definir o que fazer com esse orçamento.
A promoção do seu negócio pode, e deve, ser feita de diversas formas. Eis alguns exemplos:
- Anúncios em Revistas e Jornais
- Flyers
- Redes sociais (1)
- Outdoors
(1) Se for mais vantajoso! Não é pela tendência crescente para os meios digitais que essa tem de ser necessariamente a via mais eficaz para promover todo e qualquer negócio. Cada caso é um caso, as soluções são muito diversas e devem ser todas ponderadas num planeamento completo e numa estratégia que faça sentido para cada empresa.
Fazer o mesmo de sempre e esperar resultados diferentes é, sejamos sinceros, loucura!
Por isso, devemos aproveitar o tempo em que planeamos um orçamento de publicidade para pensar em estratégias diferentes e que nos dão destaque relativamente à nossa concorrência. Tantas vezes acontece que entre um monte de ideias “irrealistas” acaba por surgir uma com resultados incríveis e inesperados (conforme tão bem demonstra Rory Sutherland no seu livro “Alquimia – O Poder Surpreendente das Ideias Absurdas” - que vivamente recomendamos!)
Esta “ferramenta” trará várias vantagens:
1. Aprendizagem
Vai ganhar o hábito de analisar aquilo que fez anteriormente e optar pelas atividades trouxeram mais retorno e assim melhorar e aperfeiçoar este hábito ano após ano. Vai permitir-lhe tomar melhores decisões e consequentemente melhorar o retorno do seu negócio.
2. Poupança
Vai poder programar e ponderar previamente as medidas a tomar o que o pode ajudar a poupar dinheiro uma vez que gastar dinheiro em decisões “em cima do joelho” podem sair muito caras!
3. Foco
Vai trazer o foco sobre os objetivos a atingir com este orçamento e com estas medidas, por exemplo, vamos tentar aumentar as vendas em 10% ou vamos tentar aumentar o número de clientes em X % etc.
4. Preparação
Pode desde logo organizar e pensar o que fazer para cada época festiva: feriados, aniversário da empresa, Natal, etc…
Este orçamento de promoção / publicidade, também pode englobar, por exemplo, melhorias a um trabalho já feito anteriormente. Por exemplo, pode ser considerada a decoração de viaturas que ainda não tenham a imagem atual da empresa ou a decoração de montras com um visual mais apelativo e impactante.
Basta uma montra com vinil debotado e a imagem que comunica é de declínio do negócio. Ou um site desatualizado e com uma imagem antiquada também não transmite confiança. Já para não falar em embalagens, causam a primeira impressão no cliente e já sabemos o que acontece se essa impressão for fraca…
Muitas vezes, a atenção dos clientes é ativada pela simples curiosidade da novidade. E se uma loja ou um escritório forem renovados, muitas vezes isso é o suficiente para os levar a visitar o espaço (físico ou digital) e quem sabe, converterem essa visita em negócio.
Portanto, no mínimo, deverá ter em conta uma renovação ou upgrade da imagem do seu negócio quando se sentar para delinear onde e quanto quer gastar no próximo ano na promoção do seu negócio.
Pela saúde do seu negócio: promova-o!!